Fungo em animais, como tratar? - Clima e Saúde
176
post-template-default,single,single-post,postid-176,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-10.0

Fungo em animais, como tratar?

Quem tem animal de estimação sabe dos cuidados básicos para manter o pet bonito e saudável. O que poucos sabem, é que fungos em animais e até carrapatos são mais comuns do que se pode imaginar. 

Normalmente, cães e gatos são facilmente atingidos por essas doenças chamadas de dermatofitoses, ou micoses, que podem atingir os seres humanos também.

Hoje em dia é muito comum o animal tomar banho no pet shop, mas só a secagem realizada no local pode não ser o bastante. Além disso, cães e gatos que moram em apartamentos não tem espaço como um jardim para tomar sol após o banho, e algumas regiões como orelhas, cauda, face e barriga podem sofrer com a alta umidade.

Gato e cachorro dormindo juntos em cama.jpeg

O que muita gente não sabe, é que a umidade em excesso faz tão mal quanto a falta dela. Os fungos precisam de umidade relativa do ar elevada, acima dos 65% para sobreviver e se proliferar. 

Esses microrganismos se escondem em carpetes, tapetes e almofadas, e se alimentam de pele morta. Fatores como alta temperatura e umidade da pele do animal também contribuem para o aparecimento de fungo em cães e gatos.

Além do surgimento de fungos, doenças respiratórias em animais, também os afetam. O que pode provocar esses problemas são alguns tipos de fungos, bactérias ou vírus que estejam no corpo do animal, e também os ácaros

Pneumonia, bronquite, alergias, edema pulmonar, asma, ruptura na traqueia e até lesões pulmonares são alguns dos problemas de saúde que costumam gerar falta de ar e complicações nos pulmões dos bichinhos.

Mas não para por aí, os fungos em cachorros e gatos também podem causar outros problemas, como irritações e feridas na pele, queda de pelos, mau-cheiro e até falta de apetite ou perda de peso. Os sintomas variam de acordo com cada animal, mas ao menor destes sinais clínicos, um médico veterinário deve ser consultado.

Cachorro tendo orelha examinada por conta de fungos.jpeg

Algumas medidas podem ser tomadas para prevenir a infecção do seu animal por fungos, como:

  • Limpar com frequência os locais de circulação e descanso do bicho;
  • Evitar a exposição a outros animais que podem estar infectados;
  • Fornecer uma alimentação de qualidade para que seu sistema imunológico esteja fortalecido;
  • Deixar a higiene do pet em dia, sempre o secando bem após o banho e qualquer contato com a água;
  • Não deixar o cachorro ou gato habitar ambientes úmidos;
  • Manter a carteirinha de vacinação sempre atualizada.

Por mais que exista vacina, o risco de se contaminar com fungos ainda pode acontecer. Portanto, além da vacinação, tome os outros cuidados acima.

Para prevenção, é necessário controlar a umidade do ambiente entre 50% e 60%, conforme recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para evitar a proliferação de microrganismos nocivos.

Para isso, é essencial o uso de um desumidificador de ar, pois ele controla a umidade do ambiente continuamente entre os níveis pré-estabelecidos e livra o ambiente de impurezas, trazendo mais qualidade de vida ao seu melhor amigo.

A umidade controlada inibirá a presença de outros insetos, como ovos de pulgas presentes no ambiente, pois elas precisam de umidade alta para proliferação. 

Além disso, para os cães e gatos que sofrem com doenças respiratórias, o equipamento trará a qualidade do ar, principalmente para os que têm dificuldade de respirar devido ao focinho achatado.

Veja o depoimento de uma de nossas clientes satisfeitas:

“Após usar o Desidrat Plus 300 aqui em casa percebi uma melhora nas crises da Melinda, ela vivia espirrando, pois moro numa região muito úmida. O produto tira muita água todos os dias.Além disso, uso também o Compact Íon dentro do guarda-roupa dela que tem muito mofo e bolor, e agora não tem mais mau-cheiro. Eu super recomendo!!!”. Adriana – adm do perfil @mydog.mel no Instagram. 

cachorro ao lado de equipamento

Se o seu melhor amigo de quatro patas sofre com doenças causadas por fungos, é importante ressaltar que só o veterinário poderá tratá-lo da maneira correta. Para ajudar na recuperação, siga as orientações médicas e limpe bem os pertences que o animal tem contato frequente.

Gostou dessa dica? Acesse o nosso site e saiba mais: 

https://www.thermomatic.com.br/fique-por-dentro/desumidificadores-previnem-fungos-em-animais.html

Surgiu alguma dúvida? Fale conosco