5 Benefícios de realizar o controle de umidade em hospitais. - Clima e Saúde
15670
post-template-default,single,single-post,postid-15670,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-10.0

5 Benefícios de realizar o controle de umidade em hospitais.

O hospital é o primeiro lugar que recorremos quando aparecem problemas com a nossa saúde, por isso os ambientes hospitalares necessitam de um cuidado maior em relação a limpeza, controle de umidade e temperatura. Caso as medidas de controle da qualidade do ambiente não sejam tomadas, o ambiente pode ficar contaminado, agravando doenças e até mesmo causando novas. A SBI – Sociedade Brasileira de Infectologia indica que entre 5% e 15% dos pacientes que são internados contraem algum tipo de infecção hospitalar. Bactérias, fungos, vírus e protozoários são microrganismos presentes no meio hospitalar.

Buscando entender o assunto, e esclarecer algumas dúvidas, listamos cinco benefícios de se realizar o controle de umidade em hospitais e clínicas de saúde. Veja quais são:

 

1 – Evitar a proliferação de microrganismos e a contaminação do ar.

Microrganismos como bactérias e fungos responsáveis pelo mofo e bolor se proliferam em ambientes úmidos. Devido a isso, a norma NBR 7256:2005 da ABNT estabelece que os hospitais e estabelecimentos assistenciais de saúde devem tratar o ar que circula no ambiente. Esse processo envolve funções como: insuflamento, exaustão, renovação, movimentação, filtragem, resfriamento, desumidificação, umidificação e aquecimento do ar. 

No caso da desumidificação, o desumidificador de ar controla a umidade no hospital e impede que esses microorganismos se proliferem, diminuindo o risco de infecções hospitalares.

 

2 – Preservação dos equipamentos hospitalares.

Equipamentos de ultrassom, raio-x, ressonância magnética, tomografia, dentre outros, são extremamente caros, tanto na aquisição quanto na manutenção. Por isso, ao controlar a umidade, problemas como corrosão, oxidação e ferrugem são prevenidos, evitando prejuízos financeiros. Além disso, exames de imagem, como os de radiologia, têm o contraste reduzido se a umidade estiver alta. A NBR 7256:2005 determina a porcentagem de umidade relativa do ar de cada ambiente hospitalar. Salas de exames de imagem, por exemplo, devem estar com a umidade controlada entre 40% e 60%.

 

3 – Preservar a qualidade dos medicamentos.

Quando medicamentos são expostos a altos níveis de umidade relativa do ar, pode ocorrer: alteração na estabilidade dos medicamentos, contaminação por fungos, deterioração de materiais higroscópicos, contaminação e perda de lotes. A RDC nº304, de 17 de setembro de 2019, da ANVISA, estabelece que os locais onde os medicamentos são estocados devem conter equipamentos de controle de umidade. Para medicamentos injetáveis, por exemplo, o nível de umidade máximo é de 45%. Já para ampolas, o valor não deve ultrapassar 35%. Há ainda o caso das cápsulas gelatinosas, que exigem umidade do ar a 20%. O Desumidificador de ar Desidrat é o equipamento ideal para realizar esse controle e garantir a preservação dos medicamentos.

 

4 – Infraestrutura hospitalar

Problemas como parede mofada, fungos, bolor e infiltração são muito comuns em hospitais da rede pública. Notícias sobre hospitais interditados por mofo e reclamações  de pacientes são recorrentes na mídia. Isso acontece porque os edifícios, assim como as pessoas, também ficam doentes e precisam de cuidados. Um desses cuidados é justamente o controle de umidade. Quando realizado corretamente, problemas como os citados acima não voltam a aparecer. 

A norma da ABNT estabelece os níveis de umidade relativa do ar nos ambientes hospitalares. Estão entre esses ambientes: salas de cirurgia, salas de atendimento, salas de internação, salas de recém-nascidos, laboratórios, salas de imagenologia, entre outros.

 

5 – Conforto dos pacientes

Para garantir o conforto dos pacientes e daqueles que estão dentro do hospital, os níveis de umidade não podem estar nem muito altos e nem muito baixos, mas sim na medida estipulada pelas normas da ABNT e das recomendações da OMS. Os desumidificadores de ar Desidrat impedem a proliferação de microrganismos e eliminam o mau cheiro causado pelo mofo nos ambientes. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), o nível ideal para nós seres humanos é entre 50% e 60%.

 

Como realizar o controle de umidade?

Realizar o controle de umidade dentro do hospital  significa garantir a precisão dos resultados, conservação de instrumentos e, principalmente, a saúde dos pacientes e funcionários. 

O desumidificador de ambiente Desidrat combate os focos de umidade e a proliferação de microrganismos, que são prejudiciais ao ser humano e também às máquinas utilizadas para realizar esses exames. 

Para saber mais sobre controle de umidade em ambientes hospitalares, acesse: https://www.thermomatic.com.br/aplicacoes-para-industria/desumidificadores-para-hospital.html

www.thermomatic.com.br

Surgiu alguma dúvida? Fale conosco