4 problemas mais comuns em data centers. - Clima e Saúde
15677
post-template-default,single,single-post,postid-15677,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-10.0

4 problemas mais comuns em data centers.

O data center é uma das áreas mais importantes de uma empresa. Nele, circulam milhões de dados e informações de diversas pessoas e corporações. Essas informações podem ser diversas, desde uma transação bancária até um e-mail enviado, e nada pode ser perdido. Por isso, todo cuidado é pouco quando se trata da salvaguarda dos equipamentos de um data center.

Sistemas contra incêndio, adequação do piso contra possíveis inundações e restrição de acessos, são medidas geralmente tomadas para preservar todo investimento aplicado nas salas de data center. Entretanto, o controle de umidade e temperatura é essencial para evitar danos estruturais e internos nos equipamentos e principalmente a perda de dados.

A ASHRAE (Sociedade Americana de Engenheiros de Aquecimento, Refrigeração e Ar Condicionado) criou diretrizes térmicas. Segundo eles, é necessário que o ambiente mantenha a umidade relativa do ar entre 45% e 55% e com temperatura inferior a 30°C. Além disso, a norma ISO/IEC 11.801 de cabeamento estruturado para telecomunicações preza ainda pela conservação de hardwares em ambientes com temperatura entre -10°C e 60°C e sem contato com a umidade ou outros elementos corrosivos.

Pensando nisso, listamos alguns dos principais problemas causados pela falta de controle de temperatura e umidade nos ambientes de um data center.

 

H3: 1-  Oxidação de fios e cabos de alimentação.

Quando a umidade relativa do ar está alta, as chances de uma oxidação no cabeamento dos servidores são muito altas. Isso faz com que o sistema sofra com o “downtime”, que é o tempo de inatividade de um servidor. Isso impede que ele processe as informações e, mesmo que seja por uma fração de segundo, pode causar prejuízos financeiros às empresas. Foi o caso do data center do Facebook, em 2011. O primeiro data center da empresa registrou umidade de 95%, fazendo com que diversos hardwares estourassem e servidores fossem perdidos. 

 

H3: 2- Curtos-circuitos e incêndios

Outro problema recorrente em data centers são os curtos-circuitos. Como os equipamentos funcionam sem parar, as chances de se registrar temperaturas de 60°C no ambiente é grande. Por isso, é necessário que os responsáveis pelo local realizem a climatização correta. Se medidas não forem tomadas, um curto-circuito pode causar incêndios nos servidores, que podem se espalhar rapidamente pelo local.

 

H3: 3 – Perda de dados

Em um data center, qualquer problema pode causar uma perda imensurável, tanto estrutural quanto financeira. Durante um treinamento de incêndio, feito justamente para evitar acidentes, o data center de um banco romeno foi destruído. O incidente foi causado por conta de um gás liberado no local para o resfriamento dos servidores. 

No momento da liberação do gás, a pressão foi muito alta, fazendo com que o barulho fosse de 130 decibéis. A vibração destruiu os HDs dos servidores, interrompendo serviços online de pagamento, saques e a utilização do cartão de crédito dos clientes, além de causar prejuízo ao banco.

 

H3: 4 – Ponto de orvalho dentro de um data center

A condensação é um dos problemas mais graves que podem ocorrer. Por se tratar de um ambiente fechado e com muitas máquinas operando ao mesmo tempo, a dissipação de calor é muito grande, ou seja, a temperatura pode variar rapidamente. Com isso, o nível de umidade aumenta devido ao processo de condensação que ocorre nesse ambiente, gerando ponto de orvalho no teto e parede.

 

H2: Controle de umidade em Data center

O uso de um desumidificador de ar Desidrat é essencial para controlar a umidade relativa do ar. Para ambientes mais específicos, como um data center, é necessário que se mantenha a umidade entre 45%-55% segundo as diretrizes térmicas da ASHRAE.

A Thermomatic conta com uma linha completa de desumidificadores Desidrat preparada para atender a todos os ambientes. Podem ser utilizados tanto na desumidificação de grandes galpões como em salas de controle pequenas, médias e grandes. Os equipamentos controlam a umidade e evitam a formação de partículas de água dentro do data center, impedindo também a proliferação de microrganismos que danificam peças e estruturas. 

 

Saiba mais sobre controle de umidade em Data center: 

https://www.thermomatic.com.br/aplicacoes-desumidificadores-para-comercio/desumidificador-para-data-center.html

 

www.thermomatic.com.br

Surgiu alguma dúvida? Fale conosco