Pneumonia: Perguntas frequentes - Clima e Saúde
15662
post-template-default,single,single-post,postid-15662,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-10.0

Pneumonia: Perguntas frequentes

Por ser uma doença silenciosa, muitas pessoas têm dúvidas e acabam compartilhando informações falsas sobre o assunto. Pensando nisso, listamos algumas perguntas frequentes relacionadas a essa infecção.

Quando a pneumonia é diagnosticada e é feito o tratamento corretamente, tende-se a ser facilmente curada. 

Vamos lá?

O que é Pneumonia?

A doença mata por ano 2,7 milhões de pessoas, sendo a principal causa de mortes de crianças no Brasil. A pneumonia é uma doença inflamatória no pulmão, que pode ser causada por vírus, bactérias, fungos  ou pela inalação de produtos tóxicos.

Hoje, os maiores desafios do país são: diminuir a quantidade de internações, o alto custo do tratamento, e a da falta do diagnóstico e tratamento em áreas mais remotas. 

Os idosos e crianças são os grupos mais atingidos pela doença, mas atenção, pessoas com aids, diabetes, cardiopatias ou em tratamento contra o câncer, também estão no grupo de risco.

Pneumonia é contagiosa? 

A pneumonia não é contagiosa, e nem transmissível, mas vírus e bactérias causadores da pneumonia são. Se alguém tossir na nossa frente, só é possível entrar em contato com a doença caso os mecanismos de defesa do nosso corpo não estejam bons, como em casos de pessoas que tem câncer, pessoas desnutridas, doença pulmonar prévia ou de outro órgão, estresse e alteração de sono. 

A temperatura pode ser um fator de risco?

Na época do inverno, devido a mudanças bruscas de temperatura, ficamos em locais fechados por mais tempo, em aglomerações maiores, o que facilita a transmissão do microrganismo irritante, como bactéria, vírus e fungos. Por isso, é importante sempre manter ambientes ventilados.

Quais são as causas da doença?

Muitos agentes podem causar pneumonia, os mais comuns são bactérias, vírus e fungos presentes nas partículas em suspensão do ar que respiramos. O corpo geralmente evita que esses agentes infectem nossos pulmões, porém às vezes esses germes podem dominar o sistema imunológico, mesmo que a saúde esteja perfeita.

Qual é o tipo de pneumonia ligada ao COVID-19?

A pneumonia é do tipo viral, quando é causada por algum tipo de vírus, como é o caso do Coronavírus. A disseminação ocorre de pessoa para pessoa, ou seja, a contaminação por contato próximo ou gotículas de saliva, espirro, aperto de mão e objetos ou superfícies contaminados. 

Os médicos tratam a pneumonia viral com antivirais usuais, pois pacientes com a doença podem desenvolver infecções secundárias. Mas lembre-se, somente o médico pode dar o diagnóstico correto para você, por isso se sentir todos os sintomas da doença procure uma unidade básica de saúde ou um hospital urgentemente. 

Como se prevenir contra a pneumonia?

Manter hábitos de higiene regulares, estar com a vacinação da gripe em dia e não fumar são algumas das dicas de prevenção dos especialistas. Além disso, o controle de umidade é indispensável quando o assunto é prevenção. 

O Desumidificador de ar Desidrat controla a umidade do ambiente, retendo as partículas em suspensão do ar, impedindo que microrganismos como fungos e bactérias, causadores de doenças respiratórias, se proliferem.

 

Quer saber mais sobre sintomas, tipos e tratamento da pneumonia? Acesse: https://www.thermomatic.com.br/fique-por-dentro/pneumonia-tipos-sintomas-diagnostico-e-como-prevenir.html

 

www.thermomatic.com.br

Surgiu alguma dúvida? Fale conosco