5 dicas para cultivar e cuidar de suas orquídeas - Clima e Saúde
15701
post-template-default,single,single-post,postid-15701,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-10.0

5 dicas para cultivar e cuidar de suas orquídeas

 

As orquídeas estão presentes no planeta Terra muito antes da humanidade, mais especificamente, há 85 milhões de anos. Por sua beleza ornamental, conquistou a todos, mesmo aqueles que não se interessavam pelo cultivo de flores. 

Hoje em dia, é uma das plantas mais usadas na decoração dentro de casa, jardins, comércios, e é claro, queridinha de todo botânico. Ao todo, são mais de 50 mil espécies de orquídeas, sendo elas encontradas na natureza ou criadas em laboratório

Uma curiosidade sobre esse tipo de planta, que pouca gente conhece, é que algumas espécies como a Vanilla planifolia são usadas pela indústria alimentícia e na culinária do mundo todo. Nesse caso, a Vanilla é utilizada para fazer essência de baunilha.

 

Como cuidar de orquídeas

Quem planta ou é entusiasta no cultivo de orquídeas, sabe a dificuldade que é para mantê-las saudáveis e fazer com que desabrochem no tempo certo. Pensando nisso, listamos alguns cuidados e algumas dicas para melhorar o cultivo, e conservá-las por mais tempo.

 

Conhecer a espécie que está plantando

Essa é uma dica primordial para quem cultiva. Como existem milhares de espécies espalhadas pelo planeta, cada uma necessita de um tipo de clima, umidade e ventilação. Sendo assim, é muito importante conhecer a fundo a espécie que está sendo plantada, com isso, é possível saber quais cuidados são mais necessários e quais podem ser dispensados.

A Phalaenopsis, por exemplo, é originária das florestas tropicais da Ásia, são de grande maioria epífitas e não gostam de luminosidade em excesso. Sendo assim, aqueles que têm orquídeas em apartamento, em casa ou no jardim devem proporcionar à planta as mesmas condições de seu habitat natural.

 

Umidade, temperatura e luminosidade

Após saber qual será a espécie plantada, é primordial conhecer as condições ideais de umidade, temperatura, e luminosidade. Uma dica que poucos conhecem, mas que pode revolucionar a forma em que são cultivadas as orquídeas, é o controle de umidade do ambiente de plantio. 

Criar um ambiente controlado é essencial para garantir o desenvolvimento correto das flores, preservar seus nutrientes fundamentais para seu crescimento e evitar a proliferação de fungos e bactérias, que causam doenças e distúrbios fisiológicos nas plantas.

Cada espécie pede um nível de umidade específico, mas no geral, o ideal é manter a umidade de 55% a 60%, tomando muito cuidado para que não fique nem abaixo e nem acima. 

Assim como a umidade, a temperatura e o índice de luminosidade na planta devem ser monitorados e controlados de acordo com a sua espécie. Assim como o excesso de umidade, as orquídeas podem não gostar muito do excesso de luminosidade, principalmente as espécies epífitas, que estão acostumadas a se proteger embaixo das folhas das árvores. 

 

Quando e como regar?

Assim como outras plantas epífitas, as orquídeas não estão acostumadas a receber muita água. Quando estão em árvores, elas captam água através da umidade do ambiente, ou então por meio das chuvas. 

Quando e como regar varia de acordo com a espécie também, algumas precisam de mais água e outras menos. Porém, é importante saber que, ao regar a planta, deve-se ter certeza que o seu substrato está seco para que uma nova rega seja feita, caso esteja molhado ou úmido, deve-se esperar até que seque. Isso também varia de acordo com o substrato utilizado: a fibra de coco, por exemplo, seca mais rápido. 

Uma dica interessante para as orquídeas em vaso, que são originalmente epífitas, é borrifar a água com a planta de lado, assim que o vaso é colocado em 90°, é possível simular a forma que ela deveria estar na árvore, e a absorção aumenta. 

Os períodos ideais para regar são em horários que o ambiente estiver mais ameno, pois assim, é possível garantir a absorção máxima. Quando está muito quente, a absorção de água pela planta diminui, e ela transpira muito mais.

Dentro de casa, a forma mais utilizada de envase são os vasos de plástico. Porém, isso não quer dizer que você não possa plantar em vasos de barro, ou até mesmo na árvore do seu quintal. 

 

Como acabar com fungos, insetos e pragas?

Para garantir que suas plantas fiquem livres dessas pragas e microrganismos, é necessário que a umidade do ambiente esteja controlada. Esses insetos e fungos adoram a umidade em excesso, e se proliferam com facilidade quando são proporcionadas as condições ideais, ou seja, pouca ventilação e umidade acima de 65%.

Para solucionar esse problema, devem ser utilizados equipamentos que retiram o excesso de umidade do ambiente. O desumidificador Desidrat é ideal, pois controla a umidade do ar e retira do ambiente partículas em suspensão que podem ser prejudiciais para a sua saúde e das flores também. 

Quer saber mais? Acesse: https://www.thermomatic.com.br/aplicacoes/desumidificadores-para-orquidarios.html

www.thermomatic.com.br

Surgiu alguma dúvida? Fale conosco