3 curiosidades sobre vidros - Clima e Saúde
15596
post-template-default,single,single-post,postid-15596,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-10.0

3 curiosidades sobre vidros

Seja em automóveis, prédios, janelas, lâmpadas, garrafas, copos, lentes, telas de TVs ou celulares, o vidro está presente no nosso dia a dia. As matérias-primas do vidro sempre foram as mesmas há milhares de anos. Somente a tecnologia é que mudou, acelerando o processo e possibilitando maior diversidade para o seu uso. Veja 3 curiosidades sobre vidros:

 1. Você sabia que o vidro é o único material 100% reciclável?

Não existe limitação para a reciclagem desse material. E 1 quilo de vidro, ao ser reciclado, vira a mesma quantidade da substância. Como ele demora 5 mil anos para se decompor, reutilizar é palavra de ordem. O Brasil está aumentando cada vez mais o índice de reciclagem, como pode ser observado logo abaixo:

Índice de reciclagem de vidro no Brasil

2000 – 40%
2003 – 42%
2005 – 43%
2007 – 49%

No processo de reciclagem os produtos devem ser separados por tipo e cores. Por exemplo, as embalagens de geleia e os copos comuns não devem ser misturados aos vidros de janela. As cores mais comuns são o âmbar (garrafas de cerveja e produtos químicos), o translúcido ou “branco” (compotas), verde (refrigerantes) e azul (vinho).

2. Existe uma receita para cada tipo de vidro

O vidro é composto de areia, calcário, barrilha (carbonato de sódio), alumina (óxido de alumínio) e corantes ou descorantes, mas cada indústria vidreira tem sua receita própria e – como se trata de um processo caro e demorado – mexer nela é sempre desafiador.

3. É necessário ter um controle de umidade nos vidros

As chapas de vidro precisam ficar em locais ventilados, livres de umidade e de poeira. Caso contrário, as chapas podem condensar e a película de água formada entre elas começa o processo de corrosão da superfície do vidro. Esse processo conhecido como “irisação” é mais comum em vidros de proteção solar e lâminas coloridas escuras. O principal sinal é o surgimento de uma mancha semelhante ao arco-íris.

Como indicado nas normas da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, NBR 7199, as chapas devem ser colocadas em lugares ventilados e livres de umidade e poeira. O uso do desumidificador de ar permite determinar o nível de umidade ideal para cada uma das etapas de fabricação. Entre os benefícios que o equipamento proporciona, estão:

– A produção continua estável, independente das mudanças de clima;

– O controle de umidade dos processos garante a qualidade do produto;

– É possível evitar gastos com manutenção;

Em qualquer fábrica, processadora e até vidraçaria, o controle de umidade evita perdas e prejuízo financeiro. Com uso dos desumidificadores dessecantes é possível manter a umidade nos níveis exigidos em cada etapa de fabricação e chegar até 20% UR.

Conheça a linha completa de produtos em:  www.thermomatic.com.br

 

Referências:

http://www.recicloteca.org.br/material-reciclavel/vidro/

http://www.polistarcoberturas.com.br/album-de-obras/blog-polistar/composicao-do-vidro

 

Surgiu alguma dúvida? Fale conosco