Urbanfarming – um novo jeito de produzir alimentos - Clima e Saúde
15554
post-template-default,single,single-post,postid-15554,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-10.0

Urbanfarming – um novo jeito de produzir alimentos

 

Você já parou para ler o rótulo de algum alimento? Se preocupa em saber como ele é feito ou de onde vem? Pois é, antes de chegar à nossa mesa, os alimentos usados para preparar deliciosas receitas passam por um longo processo de produção que envolve principalmente qualidade do solo, condições climáticas e uso de agrotóxicos.

Pelo menos até agora era assim que as verduras, os legumes e os grãos eram feitos. Mas, ao que tudo indica, a agricultura da forma como conhecemos está passando por algumas transformações.

É que com o passar das décadas, o desenvolvimento de novas tecnologias e o avanço nas pesquisas ligadas à alimentação e saúde começaram a exigir que o homem repensasse seus atos. O uso desenfreado de recursos naturais, o crescimento populacional e as descobertas que relacionam agrotóxicos às doenças foram alguns dos fatores que levaram empresas a desenvolverem produções sustentáveis e pessoas a consumirem alimentos orgânicos.

Mas, como continuar produzindo se a população é cada vez maior e a quantidade de solo fértil disponível é cada vez menor? As fazendas urbanas parecem ser a resposta certa para essa pergunta.  De uns anos para cá, edifícios e espaços urbanos tem sido reutilizados para produção agrícola. A ideia é cultivar alimentos em locais fechados e livres do uso de conservantes e agrotóxicos.

Ao redor do mundo algumas iniciativas como Urban Farmers em Zurique, Sky Greens em Cingapura e Lufa Farmers em Montreal já são conhecidas.  Aqui no Brasil, as fazendas urbanas estão conquistando seu espaço timidamente, já que não existem programas de financiamento voltados para agroecologia.

 

E como produzir alimentos sem uso da terra, a presença da luz do sol ou das chuvas?

Agrônomos, engenheiros e biólogos parecem ter a resposta. As fazendas urbanas podem ser montadas em galpões, contêineres e até mesmo no subsolo dos prédios, em estacionamentos.  Esses ambientes são monitorados diariamente e além da iluminação, ventilação e temperatura, o nível de umidade do ar precisa ser controlado para que verduras e legumes sejam produzidos durante o ano inteiro.

A tecnologia entra como o braço direito desse tipo de produção, já que equipamentos modernos são essenciais para garantir as condições exigidas para cada tipo de alimento plantado.

 

Como controlar a umidade em ambientes fechados?

O excesso de umidade pode ser prejudicial às plantas devido à proliferação de fungos e bactérias. A umidade acima de 70% faz com que sua proliferação aumente 40x.

O desumidificador de ar é o equipamento ideal para o controle correto dentro deste ambiente. Além de manter a umidade controlada, o equipamento retém até 90% das partículas em suspensão do ar.

Em um ambiente controlado é possível:

– Produzir uma grande variedade de alimentos durante o ano todo;

– Agendar o momento de plantio e de colheita;

– Entregar alimentos frescos;

– Evitar desperdícios.

Agende uma visita técnica para a indicação do melhor equipamento para seu ambiente.

Entre em contato: (11)5681-8000.

 

 

Surgiu alguma dúvida? Fale conosco