Umidade em chocolate? Saiba o porque - Clima e Saúde
15520
post-template-default,single,single-post,postid-15520,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-10.0

Umidade em chocolate? Saiba o porque

O chocolate está presente em nossas vidas nos melhores momentos! Seja na Páscoa, Natal, aniversário, enfim, são diversas as datas comemorativas que servem para presentear pessoas queridas. Seja o sabor do chocolate branco (feito com manteiga de cacau), ao leite, amargo, diet ou orgânico, todos os tipos de chocolates são famosos e muito consumidos no mundo inteiro.

Só no Brasil, a produção de cacau movimenta anualmente R$14 bilhões, segundo dados do Ministério da Agricultura. Atualmente, são aproximadamente 745 mil hectares de área plantada de cacau, segundo levantamento do IBGE. Apesar de fazer parte do grupo de grandes exportadores de cacau, o Brasil também importa de outros lugares do mundo, e chegou em 2018 a marca de 18,2 mil toneladas de chocolates importados.

Por se tratar de um doce tão amado, convenhamos, ele é um pouco temperamental, sendo extremamente sensível a umidade e também variações de temperatura. São necessários alguns cuidados com as matérias primas na fabricação do chocolate que envolvem transporte, armazenagem e exposição no local de venda.

Veja quais são os principais danos que a umidade relativa do ar pode causar no chocolate:

O que é Fat Bloom?

É quando o chocolate fica com uma aparência esbranquiçada, manchada e sem brilho. Esse defeito ocorre quando o chocolate fica exposto a temperaturas muito altas. Experimente colocar um chocolate na geladeira e deixar por alguns dias. Quando você for retirá-lo, ele estará esbranquiçado.

O que é Sugar Bloom?

 É quando o chocolate fica suado e com cristais de açúcar na superfície da barra. Esse problema ocorre quando o chocolate fica exposto a umidade do ar, fazendo com que ele derreta e forme cristais cada vez maiores. É por esse motivo que as embalagens de chocolates devem estar vedadas.

Veja a diferença na foto abaixo:

O chocolate é um produto que precisa estar bem acondicionado em um ambiente que mantenha a temperatura em até 22ºC e a umidade entre 45% e 60%, pois calor ou umidade em excesso podem interferir na produção do chocolate.

Este controle da umidade pode ser realizado com o auxílio dos desumidificadores de ar. A Thermomatic do Brasil possui diversos equipamentos que além de prevenir contra a proliferação de fungos e bactérias, também evitam o Sugar Bloom e o Fat Bloom.

E você, já viu algum chocolate com essa aparência?

Agora você já sabe o que significa e como solucionar este problema!

Gostou dessa dica? Consulte um de nossos consultores para indicação da melhor solução em desumidificação para Indústria do Chocolate.

 

Surgiu alguma dúvida? Fale conosco