Qual a diferença entre ar condicionado e desumidificador? - Clima e Saúde
15568
post-template-default,single,single-post,postid-15568,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-10.0

Qual a diferença entre ar condicionado e desumidificador?

Muitas pessoas confundem as funções desses dois equipamentos. Então, vamos entender a aplicabilidade de cada um: o ar condicionado interfere na temperatura do ambiente, já o desumidificador contra a umidade.

Embora o ar condicionado remova a umidade do ar (função desumidificação), em muitos casos não consegue retirar o suficiente ou controlar da maneira correta. Além disso, ele pode ressecar o ambiente porque não possui um mecanismo de controle.

Já o desumidificador possui umidostato, que faz o equipamento desligar automaticamente quando a umidade chega ao índice desejado por você.

Agora que você entendeu o conceito de cada equipamento, listamos 5 curiosidades de cada que provavelmente você ainda não sabia.

 

Veja 5 curiosidades sobre o desumidificador:

1 – O desumidificador foi crucial para a reprodução de avestruzes no Brasil

A partir dos anos 90, a criação de avestruz começou a ser difundida no Brasil. Porém, os criadores tinham muita dificuldade em obter sucesso no processo de rompimento das cascas, já que o excesso de umidade atrapalhava consideravelmente. E foi com o uso de um desumidificador de ambiente que se tornou possível a reprodução de avestruzes no Brasil.

2 – Existe um estudo da USP – Universidade de São Paulo, para atestar que o desumidificador Desidrat reduz fungos

O Instituto de Ciências Biomédicas da USP concluiu que o uso do desumidificador de ar Desidrat contribui para a redução de fungos no ambiente. O objetivo do experimento foi o de verificar a atuação do desumidificador Desidrat na diminuição da concentração de fungos do ar em ambiente residencial. (Veja laudo do estudo completo).

3 – A palavra “desumidificador” já foi uma questão do ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio

A questão caiu no caderno de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, e a pergunta foi:

E você saberia responder?

4 – A presença do ar condicionado não dispensa o uso do desumidificador

Neste caso, temos dois equipamentos diferentes e com objetivos diferentes. O ar condicionado irá regular a temperatura do ambiente, enquanto o desumidificador irá controlar os níveis ideais de umidade, que são entre 50 e 60%. Isso impede a proliferação de fungos e ácaros, que desencadeiam as doenças respiratórias e causam o mofo em móveis e paredes.

5 – É possível gerar água para reuso com o desumidificador

Um modelo de menor porte é capaz de produzir em apenas 24 horas de uso, 30 litros de água. Já um modelo maior, pode chegar a 480 litros. Essa água pode ser reutilizada para banho; descargas em vasos sanitários; lavagem de roupas, louças ou calçadas; entre outras utilidades.

 

Confira as 5 curiosidades sobre o ar condicionado:

1 – Ele não foi inventado para refrescar as pessoas

Quando Willis Carrier inventou o ar condicionado em 1902, o objetivo era resolver um problema da indústria gráfica. No verão, o trabalho da indústria era prejudicado porque o papel absorvia a umidade do ar e se dilatava. Além disso, as cores não se fixavam por causa da umidade. Então ele criou o primeiro ar condicionado para resolver esse problema.

2 – O ar frio é mais pesado que o ar quente

Isso acontece porque as moléculas de ar frio ficam mais próximas umas das outras, concentrando o peso em um determinado ponto, tornando o ar nesse ponto mais pesado e com facilidade para descer. Já as moléculas de ar quente são espalhadas no ar, dividindo o peso pelo espaço, fazendo com que o ar quente suba no ambiente. Por isso, o ar condicionado deve ser instalado no alto.

3 – Ar condicionado espanta mosquitos e pernilongos

As temperaturas baixas espantam os mosquitos e pernilongos pois eles “não gostam de frio”. Por esse motivo, o ar-condicionado pode ser um bom repelente.

4 – Você deve limpar os filtros do ar condicionado pelo menos uma vez por mês, mesmo que ele não esteja em uso

Os filtros sujos reduzem o desempenho do ar condicionado, podem danificar o aparelho e pioram a qualidade de ar que você respira. A limpeza dos filtros deve ser feita no mínimo uma vez por mês, mesmo que o aparelho não esteja em uso, pois o pó vai acumulando mesmo com ele desligado. (Veja dicas para melhorar a qualidade do ar)

5 –  Um aparelho com maior potência não gela mais do que um com menor potência

Na verdade, a potência do aparelho está ligada ao tamanho do cômodo.

 

Veja também:

A diferença do desumidificador de ar x umidificador de ar

Curiosidade sobre rinite alérgica

Como tirar cheiro de cigarro do ambiente

 

Quer saber mais informações?

Acesse: https://www.thermomatic.com.br. 

 

 

 

Surgiu alguma dúvida? Fale conosco