Quais são os sintomas da asma? - Clima e Saúde
15539
post-template-default,single,single-post,postid-15539,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-10.0

Quais são os sintomas da asma?

Você já deve ter ouvido falar em asma, ou conhece alguém que tenha essa doença respiratória. Mas afinal de contas o que é asma?

A asma é uma irritação nos brônquios, que ficam no pulmão. Essa irritação pode ser ocasionada por substâncias em suspensão no ar (ácaros, esporos de fungos, poluição, etc.), por alguns tipos de exercícios, por medicamentos, alergias, ou por histórico familiar. Segundo a Organização Mundial da Saúde, essa é uma condição que atinge cerca de 6,4 milhões de pessoas no Brasil, e estima-se que cerca de 3 pessoas morrem por dia no Brasil com essa doença.

É importante falar os principais sintomas da asma, já que os ataques podem durar minutos ou dias, tornando-se perigosos se o fluxo de ar estiver muito restrito. Esses são os principais indícios de uma crise de asma:

Muita tosse (seca ou não);

Retrações intercostais, que são causadas pela diminuição da pressão de ar dentro do tórax;

Deficiência respiratória que piora com exercício ou alguma atividade;

Respiração ofegante;

Lábios e rosto de cor azulada;

Nível diminuído de agilidade, como sonolência ou confusão;

Extrema dificuldade de respirar;

Pulsação rápida;

Respiração para temporariamente;

Sudorese;

Dor no peito ou aperto no tórax.

 

Todos esses sintomas assustam quem tem e até quem não tem a doença. Não existe cura, mas existe prevenção e tratamento para asma. Devem ser levados em consideração:

Controlar a umidade do ambiente;

Fazer uso de medicações de uso contínuo;

Realizar higiene e limpeza constantes no ambiente, evitando o excesso de produtos químicos;

Evitar cheiros fortes;

Para quem está acima do peso, o ideal é realizar algum tipo de exercício;

Ter cuidado com pelo de animais;

Não fumar.

 

O controle da qualidade do ar que respiramos é muito importante. Para quem sofre com asma, mais ainda. A utilização de um desumidificador de ar é imprescindível, pois normalmente encontramos grandes quantidades de ácaros e fungos que ficam alojados em colchões, roupas de cama, sofás, tapetes e principalmente em suspensão no ar, a tão conhecida poeira domiciliar. Os equipamentos da Desidrat são muito eficientes e protegem áreas como: dormitórios, sala de brinquedos, sala de estar, sala de TV e muito mais. De acordo com um relatório emitido pela Cetesb, o desumidificador da marca Desidrat possui uma serpentina úmida que é capaz de reter 90% de todo o pó em suspensão que faz mal ao sistema respiratório. Além disso, o equipamento mantém o ambiente em um percentual de umidade relativa do ar indicado por médicos e alergologistas, que é entre 50% e 60%.

 

Para saber mais, clique aqui. Ou acesse: www.thermomatic.com.br.

Surgiu alguma dúvida? Fale conosco