O que é Rinite Alérgica e como solucionar - Clima e Saúde
79
post-template-default,single,single-post,postid-79,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-10.0

O que é Rinite Alérgica e como solucionar

Nem sempre é fácil saber se uma crise de espirros, coriza, dificuldade para dormir ou tão somente respirar é sinal de rinite alérgica. A constância destes sintomas no geral indica que sim, mas o melhor mesmo é consultar um médico, de preferência um especialista em alergias. Essa dúvida tem uma razão de ser. Um simples resfriado, causado pela mudança de temperatura ou mesmo a gripe, causada por vírus, também podem apresentar estes sintomas.

allergy-18656_1920

Rinite em si é a infecção das mucosas nasais causada, na maioria das vezes por vírus. Mas é muito comum também a rinite alérgica, principalmente nos centros urbanos ou regiões com níveis acentuados de poluição, desencadeada pela ação de alérgenos (Alérgeno é toda e qualquer substância ou elemento capaz de provocar uma reação alérgica). Em geral, a rinite causada por vírus é tratada a base de medicamentos e quando a reação do organismo é positiva ela pode ser eliminada. Já a rinite alérgica é crônica ou recorrente. Basta um elemento desencadeante para que os sintomas voltem novamente, muitas vezes mesmo diante do uso de medicamentos. A melhor indicação nesses casos é afastar os elementos desencadeadores: ácaros, fungos, bolor, fumaça de cigarro, contato com animais, odores e poluição de um modo geral. Alguns especialistas recomendam a higienização nasal, mesmo que feita apenas com água pura.

Nessa luta contra os alérgenos, um aparelho desumidificador que retira a umidade do ar, pode ser uma arma importante, equilibrando a umidade do ambiente e evitando a proliferação de ácaros, fungos e bolor. Além do papel de desumidificar, ele retém as partículas em suspensão no ar.

Líder em desumidificadores no Brasil, a Thermomatic produz e comercializa equipamentos há mais de 30 anos e é a empresa mais indicada para a solução de umidade, tanto com aparelhos residenciais, como industriais.

Vale sempre a recomendação: não tome remédio sem recomendação medica. O uso de histamínicos e antialérgicos, por exemplo, podem causar intoxicação medicamentosa e efeito contrário ao desejado, por isso, pelo bem da sua saúde não vale a pena arriscar.

Quando alérgicas, as crianças são as que mais sofrem com a rinite, pois seus órgãos e vasos tem dimensões menores, o que dificulta a circulação tanto do ar quanto das secreções pelas vias respiratórias.

Se não tratada, a rinite pode interferir na qualidade de vida social (na escola, no trabalho, no lazer…) e ainda pode estar associada a outras condições como asma, sinusite, otite média, respiração bucal e suas conseqüências, conforme informa o Blog da Saúde do Governo Federal (www.blog.saude.gov.br).

Gostou dessa dica? Consulte um de nossos consultores para indicação da melhor solução em desumidificação.

Surgiu alguma dúvida? Fale conosco