Medicamentos com segurança e qualidade - Clima e Saúde
163
post-template-default,single,single-post,postid-163,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-10.0

Medicamentos com segurança e qualidade

A função básica de um medicamento é curar, prevenir ou manter a saúde. Portanto um medicamento jamais poderia ser um agente transmissor de doenças. Desta forma, o ambiente onde os medicamentos são produzidos tem obrigatoriamente que estar livres de quaisquer tipos de contaminação. Grande inimiga e que não pode jamais freqüentar este ambiente, a umidade em excesso pode ser a responsável pela presença do mofo e microrganismos como fungos e bactérias.

O assunto é tão sério que a Anvisa baixou em 16/04/2010 a Resolução RDC nº 17, que estabelece os requisitos mínimos para a produção e armazenagem de medicamentos. Autarquias estaduais e municipais também mantém órgãos de controle sobre a fabricação e distribuição de medicamentos.

Controlar a umidade é necessário em todas as fases de produção: desde o recebimento das matérias primas, passando por manipulação, testes e estocagem até a expedição final.

Infelizmente, nem todos os estabelecimentos seguem as determinações que garantem a qualidade do produto até o nosso consumo.

Veja quais são os principais danos que a umidade pode causar nos medicamentos:

  • Comprimidos compostos/pó/efervescentes/cápsulas e gelatinas – comprometimento da apresentação e eficácia
  • Líquidos e injetáveis – risco de contaminação

Na indústria farmacêutica o controle da umidade é fundamental. Complexa, a produção de medicamentos apresenta escala de umidade aceitável diferente, de acordo com cada produto. Em alguns casos, a umidade relativa não deve ultrapassar a 20%. Nesses casos, notadamente, só mesmo a adoção de desumidificadores é possível atender essa exigência. Até mesmo a área de estoque não deve ser esquecida quando o assunto é umidade, haja vista que elas devem estar sempre livres de microrganismos como fungos e bactérias, sob pena de contaminação de todo o material.

A ANVISA controla as indústrias, mas quando o assunto é a nossa saúde, não podemos deixar essa exigência somente na responsabilidade dos órgãos regulamentadores. Precisamos garantir que os remédios sejam acondicionados nas farmácias de forma segura. Você já perguntou se a farmácia da qual você é cliente, controla a umidade?

E na sua casa, os remédios estão seguros contra a ação da umidade?

Fique atento, essa informação pode salvar vidas!

Gostou dessa dica? Consulte um de nossos consultores para indicação da melhor solução em desumidificação para Indústria Farmacêutica.

Surgiu alguma dúvida? Fale conosco