Enchentes e umidade, o que fazer? - Clima e Saúde
92
post-template-default,single,single-post,postid-92,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-10.0

Enchentes e umidade, o que fazer?

Se para muitos a aproximação do final do ano é motivo de comemoração, para outros é de preocupação. Longe de comemorar, pessoas que já tiveram suas casas invadidas pelas águas sabem bem a gravidade desse problema que, infelizmente, não é tão incomum em nosso País, nesta época que se avizinha. Além do choque emocional que uma enchente pode provocar, existem os danos materiais. Muitas vezes, móveis, eletrodomésticos, brinquedos e roupas são irremediavelmente perdidos.

moisture-926141_1920

Muito comuns nas zonas ribeirinhas aos rios da Bacia Amazônica, onde ocorrem mais pelo processo natural, as enchentes atingem também as grandes capitais e regiões de encosta de serras.

A simples aproximação do período de chuvas já coloca em alerta milhares de pessoas em capitais como Rio de Janeiro, Belo Horizonte e São Paulo.  Nessas cidades, além do fenômeno natural das águas, como chuvas em excesso, há questões como a urbanização mal planejada, causadora, por exemplo, da impermeabilização do solo (entenda-se aqui o asfaltamento das ruas e a cimentação de calçadas e quintais).

Outro fator desencadeante é a poluição e aqui não dá para eximir de culpa nem o poder público e nem a população. Toda sorte de lixo descartada de forma incorreta acaba sendo levada pela água das enxurradas, entupindo bueiros, galerias e outros escoadouros. Limpos e conservados, esses canais ajudariam a minimizar o problema. A população, por sua vez – vale bater nessa tecla – tem que colaborar não jogando lixo na rua, muito menos em rios, riachos ou quaisquer outras correntes de água.

Em São Paulo, sempre que o período de chuvas se inicia ou até mesmo as chamadas pancadas isoladas são motivos de apreensão, principalmente em locais como os próximos ao Córrego Pirajuçara, na Zona Oeste, ou Aricanduva, na Zona Leste.

Resultado imediato das enchentes, a umidade é uma das grandes dores de cabeça para quem vive essa experiência. Quando tudo está molhado e encharcado, a umidade do ar também se eleva. Mais que pelo bem-estar, aqui o trabalho de um desumidificador   é de fundamental importância, principalmente por questões de saúde. O emprego de um bom desumidificador, além de equilibrar a umidade relativa do ar, evita a proliferação de fungos e bactérias e por extensão do também temível ácaro. Ambientes com forte teor de umidade são os principais responsáveis pelo desenvolvimento dessas verdadeiras pragas que só degradam situações que por si já são difíceis de controlar.

Cada vez mais pessoas estão encontrando no desumidificador  uma solução concreta para o problema da umidade. Essa percepção tem aumentado à medida que equipamentos como estes respondem com eficiência às necessidades de um ambiente saudável e livre de impurezas.

Outra dica para amenizar este problema, é com o plantio de árvores. A vegetação urbana reduz, além do calor, o impacto das chuvas, já que uma árvore é capaz de absorver muitos litros de água, evitando assim que as enchentes ocorram.

A empresa Thermomatic é líder no mercado de aparelhos para manter o equilíbrio de umidade no ar, com soluções residenciais e empresariais.

Surgiu alguma dúvida? Fale conosco