Dicas para aliviar as alergias que aumentam com o pólen da primavera - Clima e Saúde
55
post-template-default,single,single-post,postid-55,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-10.0

Dicas para aliviar as alergias que aumentam com o pólen da primavera

A primavera chega e os alérgicos se apavoram. A alergia causada pelo pólen das plantas incomoda bastante. Crises de espirro, coriza, obstrução nasal, tosse, asma, dores de cabeça e coceira são os principais sintomas desta patologia.

allergy-1738191_1920

E não tem jeito! A estação das flores dissemina o pólen pelo ar, que acumula e afeta diretamente os alérgicos, provocando estas intensas crises respiratórias.

No Brasil, mais de 13milhões de pessoas sofrem com rinite e asma brônquica, que são despertadas na maioria das vezes por substâncias inalantes.

Em regiões montanhosas, como Monte Verde e Campos do Jordão, as gramíneas causam ainda mais este efeito de crise. Mas não é algo exclusivo dos campos, já que os ventos fortes levam o pólen também para as regiões urbanas.

Quem busca uma solução para o problema, o primeiro passo é detectar o tipo de alergia. Existem alguns tipos testes, como o teste de sensibilidade cutânea, exposição aos pólens e fungos e provocação nasal.

Após o diagnóstico, algumas soluções de tratamentos e prevenção como uso de medicamentos, imunoterapia e até mesmo cirurgia.

Já existem até aplicativos na Europa, que infelizmente ainda não chegaram por aqui,  que indicam o índice de pólen no ar. O app pode ajudar a monitorar as fases mais difíceis do ano.

Algumas receitinhas caseiras aliviam os sintomas. Limpar o nariz com soro, por exemplo, ajuda a eliminar a coceira. Lavar o rosto com água corrente ou até mesmo um banho em casa pode ajudar a eliminar partículas de pólen que permanecem grudadas nas roupas e na pele. Evite, também, deixar a roupa secando ao ar livre em dias assim. Inalar uma cebola cortada durante a noite pode ajudar a abrir as vias respiratórias.

Existem também produtos no mercado que controlam os sintomas já que retém impurezas do ar (pólen, poeira, cheiro de cigarro, pelo de animais, etc..) com filtros que purificam o ambiente, como por exemplo este aqui: purifik , um purificador de ar. Mas para que ele tenha eficácia,  lembre de limpá-lo regularmente.

Veja aqui como o exame de alergia é realizado para confirmar sua suspeita.

Surgiu alguma dúvida? Fale conosco