Curiosidades sobre a rinite alérgica - Clima e Saúde
151
post-template-default,single,single-post,postid-151,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-10.0

Curiosidades sobre a rinite alérgica

Você sabia que cerca de 30% da população sofre de algum tipo de alergia e que uma das principais é a rinite alérgica? (Informações do site https://www.terra.com.br › Saúde). Você pode até não saber, mas alguns alimentos são causas de alergias, como também:

  • Ácaros – um dos piores disseminadores da rinite, o ácaro é um aracnídeo microscópico que se alimenta das escamações de pele morta. A umidade favorece a sua proliferação.
  • Fungos, bolor, mofo – se alimentam de todo tipo de matéria orgânica e só conseguem sobreviver com a UR acima de 60%.
  • Pólen – principalmente início da primavera.
  • Perfumes e produtos químicos – quando inalados em quantidade superior à que o nosso organismo consegue administrar.

Além dos problemas que causa, a rinite ainda desencadeia outros desconfortos, como otites, sinusites, roncos, etc. E mais, você sabia que como decorrência das dificuldades de respiração, até a posição dos dentes podem ser alteradas? Nariz escorrendo, frequência de sucessivos espirros e pioras nas crises de asma podem ser sinais de alerta. Por isso, é importante que a rinite seja tratada o quanto antes.

Lembre-se: A rinite não é contagiosa

Na presença de uma pessoa com crise de rinite, a princípio pode parecer que se trata de uma doença contagiosa. Mero engano, a rinite não é contagiosa e, portanto, o contato com um portador deve ser absolutamente normal. Entretanto, é necessário ter certeza sobre o diagnóstico, haja vista que os sintomas da gripe se assemelham muito aos da rinite. Como se sabe no caso da gripe trata-se de um doença transmitida por vírus.

Veja algumas providências simples que podem ajudar quando o assunto é rinite alérgica.

  • Retirar tapetes, carpetes e cortinas que acumulam pó.
  • Substituir a vassoura pelo aspirador de pó.
  • Usar pano úmido para a limpeza.
  • Substituir o cobertor de lã pelo edredom.
  • Substituir roupas de lã por outras de produto sintético ou algodão.

A lavagem nasal é um procedimento sempre bem-vindo também. Para isso, é necessário soro fisiológico ou mesmo água pura. Não é recomendado o uso de corticoides ou outras substâncias vasoconstritoras sem orientação médica.

Dentre as medidas que podem ser adotadas para se evitar os incômodos da rinite está o uso de desumidificadores. Nesta questão, um forte aliado são os desumidificadores da Linha Desidrat. Além de eliminarem um inimigo potencial que é o ácaro, ainda garantem um ar mais puro e, consequentemente um ambiente muito mais saudável para toda a família.

Embora possa parecer muito claro para você que o seu caso é de rinite, deve-se sempre consultar um médico para ter a certeza. Dê preferência a um otorrinolaringologista. Rinite alérgica não tem cura, mas uma pessoa pode perfeitamente viver com ela controlada e ter, assim, qualidade de vida.

Gostou dessa dica? Adquira o desumidificador ideal para sua casa.

Surgiu alguma dúvida? Fale conosco