Como proteger sua saúde da poluição das queimadas - Clima e Saúde
15617
post-template-default,single,single-post,postid-15617,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-10.0

Como proteger sua saúde da poluição das queimadas

 

As recentes queimadas na Floresta Amazônica trouxeram à tona uma importante discussão sobre o futuro do meio ambiente e da saúde dos seres vivos. De janeiro a agosto deste ano, as queimadas aumentaram em 82%.

As pontas de cigarro jogadas na estrada ou em grandes avenidas; queima de lixo; balões ou ainda a queimada consciente, são apenas algumas das causas desse problema.

E as principais consequências que essa ação traz para o meio ambiente são: perdas de biodiversidade (tanto da vegetação, quanto dos animais), e perdas da qualidade do solo porque a terra fica menos fértil e mais frágil.

Além de prejudicar fauna e flora, as queimadas são responsáveis por lançar no ar substâncias tóxicas que podem afetar nossa saúde.  Dentre todos os materiais dispersos no ar junto com a fumaça, o mais perigoso é o particulado, formado por uma mistura de compostos químicos.

São partículas finas ou ultrafinas que, ao serem inaladas, percorrem todo o sistema respiratório e atingem os alvéolos pulmonares durante as trocas gasosas até chegar à corrente sanguínea. Outra substância tóxica é o monóxido de carbono, que quando inalado também atinge o sangue e impede o transporte de oxigênio para células e tecidos do corpo.

Ao entrar em contato com material particulado ou monóxido de carbono, pessoas que sofrem com problemas respiratórios podem apresentar piora nos quadros de doenças como rinite, asma ou sinusite.

Alguns sintomas da poluição oriunda de queimadas são:

  • Falta de ar;
  • Tosse seca;
  • Dificuldade para respirar;
  • Pigarro ou chiado no peito;
  • Cansaço;
  • Dor de cabeça;
  • Rouquidão;
  • Lacrimejamento e vermelhidão nos olhos.

 

Para se proteger da fumaça que chega à cidade e da poluição já comum no dia a dia dos centros urbanos, é importante tomar algumas medidas:

  • Deixar janelas fechadas;
  • Evitar contato direto com a fumaça;
  • Usar máscaras apropriadas quando em contato com a poluição ou fumaça;
  • Utilizar purificador de ar.

 

O purificador de ar é responsável por manter a boa qualidade do ar. Seus 3 filtros retêm até 99,99% das impurezas suspensas, que podem ser provenientes de ácaros, fungos, pó, cigarro, queimadas, poluição do trânsito, etc.

O Purifik Air conta com: o pré-filtro que remove partículas de pó e outras impurezas grandes do ar, protegendo assim o filtro secundário de contaminações grandes otimizando sua funcionalidade.

Também tem o filtro HPP com campos magnéticos extremamente potentes, que eliminam vírus, bactérias, pó fino, pólen, excreções de ácaros e fungos do ar do ambiente. E por último, o filtro de carvão ativado, que é capaz de absorver odores indesejados filtrando-os do ar.

Quer saber mais? Acesse: https://www.thermomatic.com.br/purificadores-de-ar/purificador-de-ar-purifik-air.html

 

Surgiu alguma dúvida? Fale conosco