Como armazenar alimentos na despensa? - Clima e Saúde
15476
post-template-default,single,single-post,postid-15476,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-10.0

Como armazenar alimentos na despensa?

É muito desagradável quando abrimos o armário para pegar aquele alimento que compramos e ele não pode mais ser utilizado porque está estragado.

Sabe aquele costume de fechar pacotes de alimentos com pregadores? Pois é, além de acelerar o processo de apodrecimento, aumenta o desperdício e os gastos.

Um grande problema dos alimentos é que eles podem ser contaminados por microrganismos. Isso, no entanto, pode ser evitado se o crescimento e o metabolismo desses microrganismos puderem ser controlados. Caso contrário eles serão capazes de alterar a condição dos alimentos e a deterioração será inevitável.

Outra questão são os odores nos armários, principalmente porque ficam perto de paredes. Móveis feitos de madeira são propícios a facilitar o surgimento de mofo e de fungos. Além disso, os armários sempre estão fechados e não recebem a ventilação ideal, causando umidade.

Alimentos como arroz, açúcar ou feijão são suscetíveis ao aparecimento de carunchos, também chamados de Araecerus fasciculatus (caruncho-do-café) e Acanthoscelides obtectus (caruncho-do-feijão). O excesso de umidade atrai diversos problemas também aos alimentos higroscópicos, ou seja, que absorvem umidade, como é o caso do açúcar, do sal e de outros temperos.

Como vimos, a umidade é uma grande inimiga da preservação de alimentos. O emprego de desumidificadores no processo de preservação de alimentos na despensa é importantíssimo. Alimentos são formados por proteínas, carboidratos e por gorduras, elementos que servem para alimentar os germes (microrganismos). É importante notar que no seu processo de controle da umidade, o desumidificador elimina grande parte das impurezas do ar. Além do mais elimina mofo, bolor e mau cheiro dos armários.

Outras medidas devem ser adotadas. Seguem algumas dicas:

– Organize sua despensa. É importante verificar a data de validade dos alimentos armazenados na cozinha. Descarte todos os alimentos vencidos. Para alimentos que já estão abertos, evite fechá-los somente com aquele arame de pão. Coloque todos alimentos já abertos em potes bem vedados.

– Limpeza. Manter sua despensa e armários de cozinha limpos é o grande segredo. Evite usar água para higienização do local, pois a umidade em excesso pode atrair visitantes indesejáveis.

Gostou dessa dica? Adquira o desumidificador ideal para sua casa AQUI.

Surgiu alguma dúvida? Fale conosco