Como acabar com bichos nos alimentos? - Clima e Saúde
15611
post-template-default,single,single-post,postid-15611,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-10.0

Como acabar com bichos nos alimentos?

Saiba como evitar os carunchos na cozinha

Cozinhar é um hábito prazeroso e que exige dedicação e carinho de muitas pessoas. Desde a escolha e a compra dos ingredientes corretos para fazer uma receita, até a forma e o local que escolhemos para guardar os alimentos, cada detalhe conta.

Porém, apenas realizar a faxina comum do dia a dia e manter os mantimentos organizados não é o bastante para evitar problemas nesse cômodo.

Alguma vez você já abriu um armário da cozinha ou embalagem de um alimento e encontrou alguns insetos lá dentro bem na hora de preparar uma refeição? Formigas, traças, carunchos e outras pragas urbanas podem causar uma série de problemas.

Os carunchos-do-trigo, (ou Sitophilusgranarius, também conhecidos como Curculiogranarius, gorgulho ou caruncho de grãos) são um exemplo disso. Um sinal da presença de carunchos é embalagens perfuradas e alimentos reduzidos praticamente ao pó. Pequenos e de cor castanho-avermelhada, eles traçam tudo que contenha celulose, inclusive madeira.

As fêmeas põem entre 36 e 254 ovos. Normalmente, um ovo é depositado dentro de cada grão de alimento e só sairá de lá quando atingir a fase adulta. Sua reprodução é mais rápida no verão, quando o clima é quente e abafado, e mais lenta no inverno. Cada adulto pode viver em média oito meses depois de sair de um grão.

Variados tipos de farinha armazenados no armário protegidos contra insetos.jpeg

Sabendo de tudo isso, surgem as dúvidas: como tirar caruncho do arroz cru?

Ou o que fazer para não dar caruncho no feijão?

Caruncho no macarrão, como eliminar?

Calma, essas medidas vão te ajudar a resolver o problema:

Realize uma limpeza mensal na despensa ou armários da cozinha

É recomendado que se limpe o armário a cada nova compra. Mas evite molhar essa área, pois o excesso de umidade atrai os bichinhos. O ideal é utilizar um pano levemente umedecido com vinagre e passar uma flanela seca ou papel toalha em seguida.

Ventilação é indispensável

Evite que os produtos fiquem em armários totalmente fechados, abra as portas dos móveis pelo menos duas vezes por semana.

Pacotes abertos precisam ser guardados corretamente

Todas as embalagens já abertas devem ser colocadas em potes hermeticamente fechados. Se notar a presença dos carunchos, jogue imediatamente o alimento fora e lave os potes com água e sabão. 

Todos os resquícios devem ser eliminados, inclusive os ovos, para que se evite uma nova infestação.

Mulher guardando mantimentos em potes na despensa para evitar carunchos.jpeg

Se atente à data de validade e jogue fora os alimentos vencidos 

Para reduzir as chances de infestação, é necessário garantir que todos os alimentos estejam dentro do prazo para consumo, já que quanto maior o tempo de armazenamento, maior o risco de contaminação. No entanto, ao realizar novas compras, pode ser que sua despensa ainda tenha alguns alimentos.

Neste caso, deve ser usado o sistema PEPS, muito comum em empresas do ramo alimentício. Essa sigla significa “Primeiro que Entra, Primeiro que Sai”, ou seja, o alimento comprado há mais tempo será utilizado antes, evitando assim que fique estocado por muito tempo.

Use repelentes naturais

Outra dica é distribuir folhas de louro, cravos ou até mesmo um potinho com borra de café dentro do armário. Eles servem como um ótimo repelente natural para afastar os carunchos e formigas graças ao seu cheiro forte.

Utilize um desumidificador de ar

Este equipamento é excelente quando o assunto é controle de umidade. E se a sua cozinha é muito úmida e você não tem tempo de ficar monitorando os armários, o ideal é verificar qual modelo de desumidificador é mais indicado para resolver este problema. 

Além disso, o desumidificador de ar é um ótimo aliado nas cozinhas, já que também evita o desenvolvimento de mofo e bolor nos alimentos, móveis, tecidos, paredes e teto.

Assim, além de ganhar uma cozinha muito mais saudável sem a incidência de carunchos e fungos, você ainda fará uma economia a longo prazo, evitando perdas no armazenamento dos mantimentos.

Quer saber mais? Acesse: https://www.thermomatic.com.br/

Surgiu alguma dúvida? Fale conosco