Clima Seco x Clima Úmido - Clima e Saúde
147
post-template-default,single,single-post,postid-147,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-10.0

Clima Seco x Clima Úmido

Qualquer estudo que fale sobre clima, seja seco ou úmido, vai remeter sempre a um elemento principal: a água. Ela é de importância fundamental para nós, seres humanos. Importante notar que não basta ingerir água, pois ela está presente em tudo que nos diz respeito. A água contida no ar, por exemplo, ajuda a manter fluidificadas as vias respiratórias e por extensão influi ainda sobre os olhos e sobre a pele.

É sempre mais fácil perceber as diferenças entre clima seco e clima úmido nas situações extremas, ou seja, quando a umidade beira a 100% ou mesmo a zero. Quando se aproxima de 100%, o ar se torna saturado e isso altera a temperatura do organismo. Haverá dificuldade de transpiração e a evaporação do suor levará, provavelmente, a desconforto e mal-estar. Nesse sentido os desumidificadores da linha Desidrat da Thermomatic podem ajudar muito. Reestabelecem a umidade aos parâmetros ideais e proporcionam bem-estar e saúde.

O excesso de umidade favorece o surgimento de ácaros e fungos. Consequentemente a proliferação de bolor e mofo. E aí estão os desencadeadores dos problemas respiratórios (rinite, asma, sinusite, espirros, etc).

Por outro lado, o clima seco pode representar um mal ainda maior, por conta da perda de água, que pode levar à desidratação. Outro ponto é que a mucosa nasal ressecada torna a pessoa mais vulnerável à gripes e resfriados, secura e irritação da garganta e conjuntivite nos olhos. Podem decorrer ainda complicações alérgicas nas vias respiratórias, sangramento nasal, ressecamento de pele, cansaço e indisposição, entre outros sintomas.

Para a saúde humana, o ideal é que haja equilíbrio e que a umidade fique entre 40% e 70%. Quando o clima estiver muito úmido, o ideal é que se recorra a um desumidificador que vai devolver o bem-estar e preservar a saúde.

No caso do clima seco, deve-se ingerir bastante líquido, para que o corpo se mantenha hidratado, evitar a prática de exercícios físicos, principalmente entre as 10h e 16h, para se evitar problemas respiratórios.

Surgiu alguma dúvida? Fale conosco