Bolor nas roupas e no armário? Saiba como resolver de uma vez por todas. - Clima e Saúde
15650
post-template-default,single,single-post,postid-15650,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-10.0

Bolor nas roupas e no armário? Saiba como resolver de uma vez por todas.

Você está organizando o seu armário e se depara com peças manchadas de coloração acinzentada, esverdeada ou até manchas com pontinhos pretos que caracterizam mofo ou bolor.

Como fazer para retirar o bolor das roupas?
Caso tenham peças de cores claras e escuras com bolor, faça o processo separadamente para não manchar as roupas.
Coloque as peças de molho com água e sabão num balde e deixe agir por 1:30 hora. Se você tiver uma varanda ou área externa que tenha sol, coloque cada peça aberta no chão para que o sol atinja todas as partes e jogue na peça um pouco da água e sabão restante no balde, apenas para que ela fique toda molhada.
A cada 2 horas, jogue mais água e sabão, o importante é não deixar que fique seca. Se possível, deixe o dia todo. No final do dia, coloque a peça para lavar na máquina e se o tecido permitir, lave com água quente.
Caso a mancha não saia completamente, você pode repetir o processo.
Lembre-se, quanto mais antiga for a mancha, mais difícil será removê-la.
Roupas escuras quando colocadas ao sol, podem ficar esbranquiçadas, pois o sol é um potente agente clareador. Evite que fique exposta o dia todo ao sol.
Existe também uma misturinha de água sanitária (Lixivia ou Quiboa) com açúcar, que roda na internet, fique alerta e avalie se é realmente indicado. O propósito do uso do açúcar seria para reduzir a ação da água sanitária, deixando menos concentrado, o que conseguimos ter o mesmo resultado, diluindo com água.
Extremamente importante lembrar, que água sanitária também enfraquece as fibras do tecido por conta do seu agente oxidante e em pouco tempo ele pode rasgar facilmente. Então a primeira técnica é, sem dúvida, muito mais segura.
E só para frisar, nunca faça misturinhas com nenhum tipo de produto químico, pois eles podem soltar um gás tóxico muito perigoso para a sua saúde.
E como fazer para evitar o bolor ou mofo?
Antes de mais nada, vamos saber de onde eles vem.

De onde vem o bolor?
O mofo, o bolor, as traças e o mau cheiro são originados pelo mesmo problema, o excesso de umidade e falta de ventilação. Esses problemas com certeza surgem, não só nas casas e apartamentos das cidades litorâneas ou próximas a matas, mas também em qualquer cidade.
Então o ideal é que você controle a umidade do ambiente.

Algumas causas do bolor.
Nos ambientes onde o banheiro está muito próximo do closet, este problema é muito comum, pois os closets não possuem janelas, o que dificulta a dispersão da umidade após o banho, por falta de circulação de ar.
Uma outra causa é a umidade que penetra pela parede externa e avança para a parte interna, principalmente nas paredes que não recebem sol e aquelas que recebem muita chuva.
Aqui, um fator importante é a falta da impermeabilização, ou a mesma feita de maneira errada, estamos falando então, que precisaríamos de uma reforminha.
Se na parte interna for montado um armário embutido, o ideal é deixar um vão atrás do armário, algo em torno de 5 centímetros para facilitar a ventilação. Em muitos casos também são utilizados placas de isopor para que a umidade não penetre na parte traseira do armário, evitando assim a formação de bolor.
Mas todas estas ideias, muitas vezes são impossíveis de serem colocadas em prática, pois vão envolver uma boa reforma, que nem sempre é possível. Além do mais, existe outra causa que devemos levar em consideração, a umidade do ar.
Então nestes casos estaremos resolvendo apenas uma parte do problema para evitar o bolor.

Como resolver o problema de uma vez por todas.
Uma solução para resolver os problemas de mau cheiro, traças, mofo e bolor é controlar a umidade nos ambientes e armários com a colocação de um desumidificador de ar Desidrat.
Este equipamento vai regular a quantidade de umidade no ambiente, e o excesso dela será armazenado no reservatório ou ainda liberado pelo dreno, tudo depende do modelo de desumidificador, pois existem modelos para serem usados dentro dos armários e outros para serem colocados em grandes ambientes. Sem reformas, sem quebra-quebra!
Para problemas bem pequenos existem até soluções caseiras ou mesmo desumidificadores menores em potes e sachês. Só precisa avaliar se realmente funcionam, calcular o valor gasto em um ano, e analisar se compensa comprar um aparelho que resolva de uma vez por todas. Faça os cálculos!

Como limpar os armários
Para limpar os armários, retire tudo e em primeiro lugar borrife nas áreas com mofo ou bolor uma solução de 1 colher de chá de água oxigenada para 200 ml de água, deixe agir por 10 minutos.
Para retirar a sujeira e a água oxigenada, borrife num pano tipo Perfex ,vinagre de álcool. Vá virando o pano e use somente nas áreas afetadas para não transferir o bolor para outras partes do armário. Jogue o pano fora.
Para a limpeza do restante do armário, faça uma solução de água e detergente num borrifador (500ml de água e umas 15 gotinhas de detergente incolor ou de côco) e limpe a sujeira com um pano tipo Perfex. Após o uso, jogue o pano fora.
Para agilizar a secagem do armário, você pode usar um ventilador ou até mesmo um secador de cabelos na temperatura fria.
Lembrando que armários de madeira, devem ser limpos apenas com pano levemente umedecido, pois a madeira em contato com a água, pode inchar e ficar danificada.
Somente a limpeza não irá resolver o problema de bolor. Se continuar existindo excesso de umidade no ambiente, os problemas irão aparecer novamente.

Quer saber mais sobre porque controlar a umidade?

Quer dicas de organização do guarda-roupa após a limpeza?

Guarda-Roupa: 6 melhores dicas para manter a organização

Surgiu alguma dúvida? Fale conosco